Aqui já usei quase todo o meu repertório masoquista e desfiz boa parte das minhas ideias comunistas. Esse espaço é meu, mas desejei compartilhá-lo com o mundo, se você faz parte dele...Então seja muito bem vindo(a)!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sobre escrever




Sempre achei que tinha talento pra escrever. Primeira mentira! Nunca acreditei nessa história de talento, muito menos de dom...sempre achei que tudo fosse conquistado, e de fato, não estive enganada.

Para escrever um texto comovente, de lágrimas gritantes e olhos admirados, não é necessário ser descendente direto de Shakespeare ou Camões, é preciso apenas um lápis, um papel e um desejo: o de dizer. E por isso eu digo, digo por que digo que escrever é um desejo estranho, ardente, sem muito precedentes, é a vida pulsando em si.

Para escrever é necessário paciência, determinação, amor.

Amor, absurdo amor. Pela vida, pelo dizer que se faz caminho traçado em linhas. A vida não é linear, a escrita jamais poderia ser. Por isso existem as crises, aquelas em que temos tanto a dizer que mesmo a dor sendo dilacerante não conseguimos se quer pensar num traçado perdido, numa palavra qualquer. Viver e escrever são sinônimos para aqueles que sentem o desejo insano de a si mesmo dizer.

Porque há, há os que sobrevivem com as migalhas do mundo e há os que sobrevivem das migalhas do mundo e das migalhas de si. Esses últimos são os poetas. Àqueles que não sabem esconder uma dor assim lancinante, um olhar inquietante e um saber que a si mesmos não enganam: existir é da ordem do impossível.

Escrever torna tudo mais leve. Pegue um papel e diga, você que também pode ser! Veja se não é verdade que o que tem vontade de a si mesmo dizer não é maior?! Chega de modismos cults, de ideias pré-concebidas por pseudointelectuais. Todos são capazes de a si mesmo dizer, é preciso apenas exercitar.

Assim como aprendemos a falar, também precisamos aprender a dizer. E dizer num mundo mudo e movido pelo absurdo, pelo automatismo da rotina diária que muito estraga e desfaz, é difícil. Sobretudo porque a ideia de talento inato ainda é muito difundida...é que alguns pretendem subir nos degraus da fama através de meios assim. Não os denuncio, suas próprias atitudes assim o fazem.

Eis porque nem todos conseguem ser escritores, alguns ainda estão presos a esses conceitos, enquanto outros, verdadeiros medíocres, sobem de algum modo. É difícil escrever, verdade. Mas não é impossível. Por isso vai o meu conselho...Diga, sofra, chore, sangre, se esforce e verás que não há nada do existir que no humano seja exclusivo, a dor de Ser é comum a todos, há os que fogem dela e há o que a encaram.

Desejo que a encare e tenha uma boa escrita!

18 comentários:

  1. Hi Girl

    Parabens pelo post.

    Amei o texto, principalmente por são dessas que se aventuram a escrever de as vezes. kkk

    Beijos

    Gabyh - Vida de Bookaholic
    http://vidadebookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabyh! :)
      Pois é, seremos sempre aventureiros nesta arte! ^^

      Excluir
  2. Gostei mt do que vc escreveu. Você escreve muito bem, parabéns. Continue assim e daqui a pouco vc vai ser a nova Shakespeare, rsrs.
    Beijos

    Patryck Pontes
    http://umportalliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada...rs
      Acho que Shakespeare seria demais! :P
      Já vi seu blog e comentei, confere lá! :)

      Excluir
  3. Concordo com você, Nêmesis. O ato de escrever é uma habilidade adquirida com o tempo. Gosto muito de escrever e sinto que melhoro a cada texto que escrevo. A leitura é grande parceira daqueles que desejam ser bons escritores. Nunca entendi meus colegas de escola que diziam: "não sei fazer redação" nas aulas de português. Aquilo era tão fácil para mim que eu pensava que tinha algo errado comigo. Depois, entendi que minha paixão por leitura influenciava na minha habilidade com a escrita. Por isso eu amo tanto os livros, e meu sonho é cursar letras. Quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sem sombra de dúvidas..aquele que deseja ser escritor precisa antes de mais nada ser um bom leitor. Bom = assíduo! rs
      Então...vc falou um sonho que tbm é meu, prestei vestibular pra letras, mas acabei cursando psicologia. rsrs Enfim, é um sonho e sonhos não se desistem, tomara que consigamos! ^^
      Obrigada pelo comentário! :)

      Excluir
  4. "Para escrever é necessário paciência, determinação, amor." Muito amor mesmo, só assim temos determinação e não desistimos do texto, né? Rsrs.
    "É difícil escrever, verdade. Mas não é impossível. Por isso vai o meu conselho... Diga, sofra, chore, sangre, se esforce (...)" *-*

    Gostei do texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oie
    Só quem escreve sabe como é bom né?
    Escrever é muitas vezes expressar os sentimentos através das palavras ^.^
    Beijos
    http://fanysouza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois sim! Só se conhece uma coisa quando se desfruta plenamente dela. :)

      Excluir
  6. Adorei o texto, me identifiquei muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana, fico feliz que tenha se identificado! :)

      Excluir
  7. Oiiie!

    Parabéns pelo texto, lindíssimo!
    " Escrever torna tudo mais leve. Pegue um papel e diga, você que também pode ser! " Concordo contigo,expressar o que realmente sentimos e pensamos e muito libertador e compensador. Quando consigo escrever um texto e gosto do resultado fico tão feliz,com aquela sensação de dever cumprido! Gostei do tema do post =)

    Bjos

    http://oceano-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi, obrigada! :)
    Pois é...e a essa sensação nada se pode comparar! ^^
    :*

    ResponderExcluir
  9. Não pude deixar de concordar cada linha, Léa. Quem escreve sabe que é difícil escrever - mas que talvez seja ainda mais difícil ser ouvido. E eu me senti ouvida por suas palavras. Que não deixemos de escrever que é sinal de que não deixamos de amar as migalhas desse mundo e de nós mesmos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Camille, sentir-se ouvida quando desejamos é tão bom quanto poder escrever! ^^ Sim, deixar de escrever é quase morte...pra não dizer suicídio! rs
      Por que, que seria de nós sem as migalhas, sem nossas próprias misérias? Nada, não faz parte da nossa condição, ainda bem! kkkkk
      Gente perfeita deve ser um saco! hahaha

      Excluir
  10. Ótimo texto escrever é muito bom e requer pratica.

    Parabéns pelo blog

    bjos

    http://oincrivelmundodapotinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi adorei seu texto, confesso que sinto uma vontade enorme de escrever mais sou ruim com as palavras ,mas estou aperfeiçoando isso (:
    Beijoos

    ResponderExcluir